13 de abril de 2015

Prefeitura e secretaria de Saúde apresentam dados contraditórios da Dengue em Taboão

A Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde apresentam dados contraditórios da Dengue na cidade de Taboão da Serra e dúvidas quanto aos números reais da doença começam a surgir e assustar ainda mais os moradores. Não há respostas dos e-mails enviados pelo blog “A Notícia em Questão!”, porém quando eles decidem divulgar, a Globo na 1ª edição do SPTV afirma que a cidade tem 163 casos confirmados, já um portal da região aponta bem menos, somente 121 até sexta-feira passada, ou seja, onde foram parar os outros 42? aumentaram no final de semana? O governo parece não querer responder e uma morte, de possível Dengue Hemorrágica, no dia 28 de março, infelizmente foi registrada na cidade, a do jovem gesseiro Hélio da Silva Milke (relembre aqui e aqui).

Devido a tantas denúncias, a cidade foi mais uma vez notícia em rede nacional, pelos números da doença, demora e descaso no atendimento no Pronto Socorro do Antena. Alguma novidade? Não para quem afirma e acusa “negligência médica que resultaram em mais de 9 mortes”, “espera por horas”, “que não há preparo dos médicos, em diagnosticar a doença”, entre outras queixas.

Uma equipe da Rede Globo, gravou com o telefone celular muita gente reclamando da demora e o próprio diretor do PS dizendo que tem 6 médicos atendendo, admitindo que o número não é suficiente. Na gravação ele diz que há 2 ortopedistas e 4 clínicos gerais e questionado se era suficiente respondeu: “Eu acho que não, mas é o que a gente consegue colocar”. 

A gravação mostra ainda a “grosseria de um porteiro”, que irritado bate no celular tentando evitar a filmagem. As imagens abordam falas dos pacientes e por fim uma senhora sendo flagrada sangrando pelo nariz e andando sozinha, quando é amparada por outro paciente até que uma enfermeira chega.

Ao SPTV a prefeitura de Taboão disse que o PS atende pessoas de outras cidades. Que nas segundas-feiras a procura é maior e que durante a manhã, 329 pacientes foram atendidos, mas que nem todos tinham os sintomas da dengue. Sobre os casos da doença, a prefeitura ainda afirmou que têm 1.131 em andamento, já ao portal da região 693, representando outra contradição.

A doença

A dengue tem feito muitas vítimas em todas as cidades da região. Diariamente relatos e mais relatos apontam que moradores já tiveram ou estão com praticamente todos os sintomas da doença, como febre acima de 39º C, dores pelo corpo, atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele. Os Prontos Socorros estão lotados e as queixas são praticamente as mesmas. Denúncias de locais com focos da dengue são amplamente divulgadas na rede social Facebook e a preocupação em pegar a doença se torna constante, especialmente com o acúmulo de água em cima das sacolas de lixo, espalhadas pelas ruas de Taboão da Serra, devido à greve dos coletores de lixo que dura mais de 20 dias.

Itapecerica

Na cidade de Itapecerica da Serra 121 casos da doença já foram confirmados. Deste número, 48 são importados (contraídos fora do município) e 73 autóctones (contraídos na cidade). Outras 617 notificações encontram-se em análise. De acordo com a secretária de Saúde, “o bairro que teve maior pico de casos confirmados foi o Jd. São Pedro e região, no entanto, como as ações foram intensificadas, a região já apresenta declínio do número de casos”.

Embu das Artes

A cidade possuía até o dia 7/4, 693 casos suspeitos e 116 confirmados. Temos, ainda, 16 casos importados, que não estão contabilizados nos números anteriores.
Regiões afetadas:


Santo Eduardo (29), Centro (28), Santa Tereza (17), Santa Emília (10), Independência (8), Dom José (7), São Luís (5), N. Sra. de Fátima (5), São Marcos (4), Pinheirinho (1), Tomé/Silvia/Santa Luzia (1) e Valo Verde e Mimás (1).


Divulgação misturebas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário