11 de dezembro de 2014

4 PAC´s de Taboão devem deixar de atender crianças em 2015, informam funcionárias

Ao menos 4 PAC´s  de Taboão da Serra (Programa de Assistência à Criança) devem fechar suas portas a partir do início de 2015, segundo funcionárias das unidades. A justificativa do PAC Santa Terezinha III é que não há demanda. Abeca I, localizada no Parque Pinheiros, porque pode passar por obras. Já as duas demais unidades de mesmo nome, uma no Jacarandá e outra no Parque São Joaquim, também podem fechar, sem motivos aparentes. Mães foram pegas de surpresa ao procurarem vagas para seus filhos para o ano que vem e prometem se unir para impedirem que as unidades deixem de atender as crianças. As perguntas feitas por elas são: para onde vão as crianças já atendidas e as que ainda nem têm vagas? Já que a demanda de mães que procuram vagas de creche para seus filhos é considerada grande na cidade.  

Elas chegam a esperar cerca de 1 ano para conseguirem vagas e muitas vezes, sem receberem ligação da Secretaria de Educação para matricularem as crianças, pagam escolinha particular e transporte. “Com tantas mães procurando vagas, eles fecham as creches, até mesmo sem avisar às mães? Isso não condiz com a realidade. Porque eles fecham e vão abrir outras? Ou deixar essas crianças sem vagas? Eles (Prefeitura, secretário de Educação) precisam se pronunciar”, cobrou uma das mães, Maíra Mercês Trigo, moradora do bairro Vila Pazzine.

A prefeitura foi questionada desde a manhã da última quarta (10) e até o fechamento da matéria nesta noite, não respondeu os questionamentos. Devido a isso, apuramos com as funcionárias em questão, por meio de gravação, os possíveis fechamentos dos PAC´s que foram confirmados por elas.

Em 29 de julho do ano passado, a Prefeitura assinou convênio com o Governo do Estado para a construção de quatro unidades do Programa Creche Escola. A medida tem como intuito ampliar o número vagas para crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil. A estimativa é que o Governo do Estado repasse em R$ 6 milhões Prefeitura para a construção das creches.

Além das creches do programa, a Prefeitura de Taboão da Serra já iniciou a reforma da maioria das escolas e licitou a construção de quatro novas EMIs (Escola Municipal Infantil), sendo um no Jardim Irapuã, uma no Jardim Mirna, uma no Parque Pinheiros e uma na região do Córrego Ponte Alta. A entrega das creches resultará na criação de mais de mil vagas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário