30 de outubro de 2014

Mortes no Antena repercutem e Globo vem à Taboão cobrar secretária de saúde

Os casos de negligências médicas que resultaram em mortes nos últimos meses na Maternidade e Pronto Socorro do Antena e Unidade de Pronto Atendimento (UPA Akira Tada), divulgados especialmente pelo blog “A Notícia em Questão!” tiveram grande repercussão e serviram de pauta para matéria do Bom Dia Brasil da Rede Globo. A equipe da emissora esteve em Taboão da Serra na última quarta-feira (29), para conferir cada um dos casos e ainda questionar a secretária de Saúde, Raquel Zaicanner. A reportagem do blog não foi autorizada a acompanhar a entrevista.



A cada matéria feita, novas vítimas relatam descasos, falta de medicamentos, especialidades e sofrem as dores das perdas de seus familiares. O senhor José Rosa dos Santos de 68 anos foi mais uma vítima de possível negligência médica no Antena. Tudo teria começado quando a família de Rosa ligou para o Samu na manhã de domingo (12), informando que seu pai estava passando mal “nenhuma ambulância foi até a casa deles”. Eles moram há 5 minutos de onde fica localizada a base do serviço e também do Pronto Socorro.

Sem ambulância, levaram o senhor para o PS, no carro da família. Também sem ajuda oferecida pelo Antena retiraram o senhor, na quarta (15/10), após pedirem transferência por 3 dias. “ Meu pai estava com muitas dores, respirando com dificuldades. Mas, o atendimento no Hospital das Clínicas foi digno. Se tivéssemos o levado antes, ele estaria vivo”, frisaram.

As filhas do senhor, Genivalda e Marinalva de Jesus Santos afirmam que “Eles (médicos do Antena) não deram importância para o estado de saúde de seu pai. Pensaram que o que ele tinha era infarto, viram que não era, ele sofria de dores e somente deram remédio na veia. Deixaram ele jogado e queriam tanto se livrar dele que não pediram nem para assinarmos autorização para retirá-lo e nem ajudaram com ambulância”.

No atestado de óbito consta como causa morte: choque Séptico, obstrução arterial crônica MID, diabetes Mellitus e hipertensão arterial. O enterro do senhor foi no Cemitério da Saudade, domingo dia 19. Ele deixa mulher e 10 filhos.


Divulgação



Outro lado


A reportagem tentou acompanhar entrevista da secretária à Rede Globo, porém não foi autorizada. A assessoria de imprensa da Prefeitura se comprometeu a mandar uma nota sobre a morte do senhor José Rosa dos Santos, nesta manhã, porém até o término da matéria não entrou em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário