3 de setembro de 2014

“Parto foi desastroso”, acusa jovem que perdeu mulher e filha na maternidade do Antena

O jovem Anderson Aparecido Melo de 28 anos acusa o médico Rogério Romano Cançado da Maternidade do Antena de realizar “parto desastroso”  que culminou na perda de sua mulher, Adriana Maria de Andrade, 37 e filha, Manuelly, na última segunda-feira (1º de setembro). O sonho de ser feliz com “os dois amores de sua vida” caiu por terra, ao receber as tristes notícias em um intervalo de dez horas (7h05 às 16h50), em pleno corredor do local. Desolado, Anderson, sua família e a da gestante, acusam o médico de negligência, ignorar solicitação de cesariana, devido ao tamanho de Manu, mais de 5 quilos e praticamente 60 cm e ainda, funcionários de rasurarem o prontuário, que fica sob a maca.

Segundo ele, o médico Rogério teria informado que “tentou o parto normal de várias formas, quebrando a clavícula do bebê e depois empurrando a cabeça da criança de volta, abrimos a barriga para puxá-la dali, conseguimos, mas ela (a bebê) morreu”, afirmou. Para receber notícias de Adriana “ficou esperando o dia todo, sem explicações e nem pode assistir o parto”, disparou. Depois que informaram, por volta do meio dia, a morte da minha filha, fui na Delegacia fazer o Boletim de Ocorrência, quando retornei, minha esposa já estava morta”, conta.

A guia solicitando que o parto fosse cesariana foi emitida pelo médico Hiroyuki Hashimoto, responsável por todo o pré-natal de Adriana, na Unidade Básica de Saúde Jardim Helena, no dia 20 de agosto. Na mesma data, Anderson afirma que sua esposa esteve na Maternidade do Antena, e lá a médica obstetra, Maria Dolores Jacinto teria dito: “que aquele médico japonês está louco, manda você fazer cirurgia. Para mulher que teve 6 gestações de parto normal. Esse bebê vai nascer na hora de Deus”, contou.

Anderson afirma não se conformar com a morte “ela saiu muito bem daqui, fomos rindo na ambulância do Samu às 3h50 da manhã e depois ela sai da maternidade dentro de um caixão. É inaceitável”, afirma. Ele pretende processar os responsáveis, mesmo sabendo que essa atitude não trará sua esposa e filha de volta. “Não quero que continue acontecendo com outras mães. Em menos de uma semana, uma grávida faleceu durante cesariana, pelo menos salvaram seu filho”, relata.

Adriana deixa seus seis filhos: Carol de 20 anos, Felipe - 18, Daniel - 15, Matheus de 13, Vinicius de 8 e a pequena Lara de 4.

A Secretaria de Saúde informou ao portal de notícias TaboãoemFoco que foi solicitado a abertura de processo para investigação de circunstâncias e causas dos óbitos. A direção da SPDM informou que o caso será encaminhado para comissão de ética e o Conselho Regional de Medicina.

Enterro

O enterro de mãe e filha, em caixões colocados lado a lado no Cemitério da Saudade, no final da tarde da última terça (2), era de extrema comoção, revolta e saudade. A despedida foi marcada ainda pela triste imagem "do rosto da bebê, completamente roxo, assim como seus dedos da mão. “Ficou visível, que na hora que empurraram a cabeça de volta, ela engoliu sangue e ficou com asfixia. Mataram ela e a Adriana”, acusou o pai de Anderson, senhor Antônio.

Câmara


Durante a sessão de terça, os vereadores se comoveram com a 3ª morte em menos de uma semana, durante parto na Maternidade do Antena. Os membros da oposição Moreira (PT) e Luiz Lune (PCdoB) apresentaram requerimento, assinado por todos os vereadores, a fim de esclarecer as mortes de Angélica, Adriana e sua filha. O prazo para resposta da prefeitura é de 15 dias, se caso não recebam uma resposta, sugeriram a abertura de CPI para investigar as possíveis negligências.




Pacoproduções

Nenhum comentário:

Postar um comentário