10 de abril de 2014

TRE-SP mantém decisão e cassa prefeito Chuvisco e sua vice Corsini

O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) e sua vice, Regina Corsini (PSDB) permanecem inelegíveis por oito anos, segundo decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em julgamento desta quinta-feira, dia 10. Ambos mantiveram  a sentença do juízo da 201ª Zona Eleitoral, que havia cassado o diploma de Chuvisco e Corsini. A decisão ainda cabe recurso ao TSE em Brasília.

De forma unânime, a Corte paulista entendeu, que houve captação ilícita de sufrágio (compra de votos), consistente em pedido de voto com a promessa de manutenção de vínculo de estágio. Segundo o julgamento, restou comprovado que, durante evento ocorrido no Hotel Delfim Verde, 05/10/2012, o então prefeito Jorge Costa fez pedido de voto para Chuvisco aos estagiários da Secretaria Municipal de Educação presentes, em troca da manutenção do vínculo com a Prefeitura. Para os juízes, os candidatos cassados tinham conhecimento da conduta ilícita.

A cassação dos diplomas de Chuvisco e Regina aconteceu no final do ano. Porém, uma ação cautelar da juíza Patrícia de Assis suspendeu a decisão e Chuvisco e Regina continuaram no cargo. Em outubro de 2012, os dois foram eleitos prefeito e vice de Itapecerica por quatro anos com 30.234 (39,29%) dos votos válidos. Erlon Chaves, PDT, moveu a ação contra o então prefeito, ele foi candidato da oposição na eleição e obteve 28.252 votos. A disputa foi acirrada.  Itapecerica da Serra tem 107.141 eleitores.


O acórdão deverá ser publicado em 10 dias e o juízo eleitoral será comunicado para as providências competentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário