27 de dezembro de 2013

Morte de felinos do Zoo de Taboão é lamentada e criticada pelos visitantes

Apesar de não serem recentes as mortes do tigre, leão e tigresa, a notícia só veio à tona no final desta semana e acabou pegando os visitantes do Parque das Hortênsias de surpresa. Os felinos eram os mais visitados do zoológico municipal e faziam à alegria da criançada e até mesmo dos adultos.

A leoa sobreviveu a tratamentos de uma infecção e continua bem no parque, apesar de estar deprimida, devido à morte de seu companheiro. Ela agora está nas três jaulas vazias. Na rede social Facebook as mortes foram bastante lamentadas e a possível falta de cuidado do parque amplamente questionada pelos moradores e visitantes do zoo da cidade.

“É muito triste saber da morte do leão. Ele estava um pouco debilitado quando vim pela última vez aqui, mas não achei que morreria. Se fosse no zoológico de São Paulo ou tivesse tido mais cuidado, talvez eles não teriam morrido”, afirmou a moradora do Jardim Maria Rosa, Neide Lajes.

Para Erica Pereira e seus três filhos os três felinos é que mais chamavam a atenção na hora da visita ao parque. “O mais ruim de tudo isso é que não vão conseguir colocar outro. O leão estava bem velinho, mas o tigre aparentava muita saúde”, comentou. Lincol e Kaio de 6 e 8 anos, respectivamente chegaram até a chorar assim que souberam da morte dos felinos. “Não. Deve ser mentira. Hoje só brincamos no parquinho, mas sempre queria ir lá [nas jaulas]”, disseram.

O morador Claunir Lins denunciou as mortes dos animais como maus tratos ao IBAMA e Polícia Militar Ambiental. Representantes dos dois órgãos estiveram no parque nesta sexta (27). O biólogo do parque Rodrigo Xavier afirmou a reportagem que os felinos faleceram devido a doenças e não maus tratos. Os três animais têm estimativa de vida entre 13 e 15 anos.

A perda mais recente foi da tigresa, que completou um mês nesta sexta-feira, dia 27. A felina foi levada para a sala de cirurgia onde encontraram tumores generalizados nela. O tigre faleceu em agosto com insuficiência renal e o leão em novembro devido a um parasita sanguíneo. Os três animais estavam no parque há mais de uma década.


O prefeito Fernando Fernandes em entrevista aos jornalistas no mês de Novembro afirmou que o parque passará por reformas em 2014, porém descartou a vinda de novos animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário